Quer saber por quanto é possível realizar a venda de Mogno Africano? Confira as condições e características para obter o melhor preço
Quer saber por quanto é possível realizar a venda de Mogno Africano? Podemos adiantar que a demanda de Mogno Africano advinda do mercado madeireiro faz com que essa madeira tenha um alto valor agregado. A busca por madeiras nobres acontece devido ao um déficit de produção no panorama internacional e nacional, sendo a procura por essa espécie cada vez mais requisitada.
Especialistas do segmento afirmam que essa visão otimista também está associada à redução de oferta por parte de outros mercados exportadores. Por exemplo a Malásia, que apresenta esgotamento da disponibilidade de florestas plantadas e a África, que, entre outros problemas, vem passando por um momento de instabilidade política. A realidade desses dois fornecedores favorece a produção de florestas de Mogno Africano no Brasil no cenário mundial.
Como realizar a venda de Mogno Africano?
O valor do Mogno Africano (Khaya grandifoliola) varia de acordo com alguns fatores como: a qualidade da madeira, o diâmetro das toras e a forma em que ela será vendida, ou seja, se será vendida “em pé”, isto é, quando ainda não foi cortada), em tora ou seca/serrada.
Estima-se que o valor da madeira de Mogno Africano em tora gira em torno de €285 e €855.
Segundo o relatório divulgado pelo The International Tropical Timber Organization (ITTO), a madeira de Mogno Africano seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022, apresentando uma valorização de 108,24% no mercado internacional.
Esses valores correspondem a madeira serrada comercializada nas espessuras de FAS 25 a 100mm x 150mm up x 2.4m up.
*Informações obtidas em julho/2022.
Contudo, vale ressaltar que os valores que estamos apresentando são apenas estimativas. O preço da madeira também varia de acordo com as negociações entre comprador e o produtor.
Valores benéficos aos investidores
Portanto, o valor do Mogno Africano depende de vários fatores, os quais farão a madeira ter um preço mais valorizado ou não. Como pudemos ver, a busca por madeira nobre pelo mercado madeireiro e a forma da madeira a ser vendida são fatores que podem influenciar na variação do preço.
Por exemplo, a madeira em tora possui um preço maior já que há maior mão de obra envolvida do que na madeira em pé. Mas, independente da forma como é vendida, os valores mostram-se interessantes para os investidores principalmente pela alta demanda por essa matéria-prima.
Para saber mais sobre o mogno africano, baixe a planilha financeira que simula os custos e retorno do investimento: