O preço do metro cúbico do Mogno Africano varia de acordo com o diâmetro das toras e qualidade da madeira. Continue lendo!

“Qual o preço do metro cúbico do Mogno Africano?” Essa pergunta pode parecer fácil de ser respondida, porém muitos fatores influenciam no preço  da madeira, não existindo um padrão para todos os plantios uma vez que o valor final é negociado entre o silvicultor e o comprador.

Neste conteúdo, citaremos três formas de comercializar o Mogno Africano. Uma delas é a venda da madeira “em pé”. Esse termo é designado para árvores que ainda não foram cortadas ou desbastadas. Nesse caso, primeiramente o comprador as adquire diretamente com o silvicultor, o qual seleciona e negocia o preço das árvores. Então o comprador faz a colheita e o transporte.

Vale lembrar que existem inúmeros fatores que influenciam neste preço: a qualidade da madeira (se há ou não a presença de nós), diâmetro da tora e a distância entre o plantio e o comprador.

 

Venda em tora

Outra opção de comércio, é a venda em tora. Dessa forma a madeira já está extraída da floresta e transformada em toras, por meio do processo de extração e toragem das árvores. Nessa opção, a madeira em tora é vendida na propriedade ou entregue na serraria mais próxima para reduzir o custo de transporte.

A terceira forma de venda é a madeira serrada e seca, quando ela já passou pelo processo de desdobro e secagem. O desdobro é o corte em pranchas, é a conversão em volume da tora em madeira serrada.

 

Valor do metro cúbico do Mogno Africano

 

Diante dessas três formas de comercialização, é incerto definir um valor padrão do metro cúbico do Mogno Africano. O que podemos concluir é que quanto mais mão de obra envolvida na matéria prima final, maior é o preço do metro cúbico.

Os estudos de mercado mostram que o preço médio do metro cúbico do Mogno Africano pode girar em torno de €285 e €855. para madeira em tora. 

Informações do relatório divulgado pelo The International Tropical Timber Organization (ITTO), mostram que a madeira de Mogno Africano seca ao ar livre que em 2009 era comercializada a 595 euros o m³, passou a ser negociada a 1239 euros o m³ em 2022. Os números refletem uma valorização de 108,24% na matéria-prima desta espécie.

Além disso, os valores correspondem a madeira serrada comercializada nas espessuras de FAS 25 a 100mm x 150mm up x 2.4m up.
*Informações obtidas em julho/2022.

Para saber mais sobre o Mogno Africano, baixe a planilha financeira que simula os custos e retorno do investimento: