Simule seu investimento em mogno africano no Polo Florestal:

O preço do metro cúbico do Mogno Africano varia entre 100 a 600 euros dependendo do diâmetro da tora. Entenda as formas de venda neste artigo

 

“Qual o preço do metro cúbico do Mogno Africano?” Essa pergunta pode parecer fácil de ser respondida, porém muitos fatores influenciam no preço  da madeira, não existindo um padrão para todos os plantios uma vez que o valor final é negociado entre o silvicultor e o comprador.

Neste conteúdo, citaremos três formas de comercializar o Mogno Africano. Uma delas é a venda da madeira “em pé”. Esse termo é designado para árvores que ainda não foram cortadas ou desbastadas. Nesse caso, primeiramente o comprador as adquire diretamente com o silvicultor, o qual seleciona e negocia o preço das árvores. Então o comprador faz a colheita e o transporte.

Vale lembrar que existem inúmeros fatores que influenciam neste preço: a qualidade da madeira (se há ou não a presença de nós), diâmetro da tora e a distância entre o plantio e o comprador.

 

Venda em tora

Outra opção de comércio, é a venda em tora. Dessa forma a madeira já está extraída da floresta e transformada em toras, por meio do processo de extração e toragem das árvores. Nessa opção, a madeira em tora é vendida na propriedade ou entregue na serraria mais próxima para reduzir o custo de transporte.

A terceira forma de venda é a madeira serrada e seca, quando ela já passou pelo processo de desdobro e secagem. O desdobro é o corte em pranchas, é a conversão em volume da tora em madeira serrada.

 

Valor do metro cúbico do Mogno Africano

Diante dessas três formas de comercialização, é incerto definir um valor padrão do metro cúbico do Mogno Africano. O que podemos concluir é que quanto mais mão de obra envolvida na matéria prima final, maior é o preço do metro cúbico.

Podemos colocar que em média o preço do metro cúbico do Mogno Africano pode variar entre 100 a 400 euros para toras com diâmetros inferiores e 500 a 600 euros nas toras em pé com diâmetros superiores. Assim, um plantio de Mogno Africano de 1 hectare pode ultrapassar meio milhão de reais.

Para saber mais sobre o Mogno Africano, baixe a planilha financeira que simula os custos e retorno do investimento:

Baixar Planilha Financeira