A melhor época para plantar florestas de Mogno Africano é aquela que trará o melhor custo benefício para o plantio e o produtor. Leia mais e entenda!

 

A escolha da época para plantar florestas de Mongo Africano deve ser considerada de forma que traga o melhor custo benefício para o plantio e o produtor. Por isso, é possível plantar Mogno Africano em todos os meses do ano desde que sejam adotadas as técnicas adequadas.

O fator clima pode ser dividido em duas situações: chuvosos ou secos. Dependendo da localização, esse fator pode ser intensificado. 

Um período é considerado seco quando, ao longo dos meses, o índice pluviométrico da região fica abaixo de 5 milímetros. O período chuvoso é representado quando ocorre a maior parte da chuva média anual em uma região (acima de 50 milímetros aproximadamente para um clima tropical como o do Brasil), abrangendo um ou mais meses. 

Período de plantio e impacto na floresta

A época de plantio escolhida – seja seca ou chuvosa – não impactará no desenvolvimento da floresta. 

Dentro de estações chuvosas ou secas é possível subdividir a operação.  Em casos de chuva  o plantio pode ser feito:

  • No início das águas;
  • No final das águas.

Assim como em estações de seca o plantio pode acontecer: 

  • No início da seca;
  • No fim da seca.

A diferença básica ao plantar Mogno Africano em um desses períodos, é a metodologia de irrigação de pegamento empregada durante o processo.

Sistema de irrigação

O pegamento das mudas de Mogno Africano é de 30 a 40 dias, podendo estender-se até 3 meses. Superado este período, diminui-se o risco de perda da muda por falta de água e é nesta fase que é avaliada a realização da reposição das mudas. 

Existem dois tipos de irrigação para plantios de Mogno Africano:

  • Irrigação fixa: realizada através da instalação de mangueiras que irão fazer a irrigação em determinada frequência e volume por planta.
  • Irrigação móvel: feita por meio de maquinários que podem se deslocar por toda a plantação.  

Embora a irrigação fixa seja uma opção, é muito importante analisar as condições para fazê-la. Quando uma muda está na fase final de pegamento, não é recomendado realizar este procedimento

No intuito de provocar o crescimento acelerado da planta ou compensar a falta de irrigação, algumas pessoas adotam este sistema, colocando em risco o desenvolvimento da planta. 

Ao favorecer o crescimento acelerado da planta, devido ao uso indevido do sistema de irrigação fixa, a árvore crescerá muito nos primeiros anos, prejudicando o desenvolvimento da parte central do tronco, chamado cerne. 

Um cerne mal formado e com baixa densidade, estimula o surgimento de buracos (medula) no tronco da árvore. 

Essa condição pode acarretar em uma redução de produtividade da madeira de até 30%, ou seja, se uma árvore de Mogno Africano alcançaria 1 m³ em condições normais, com essa anomalia alcançará somente 0,7 m³. 

Dessa forma, o ideal é que a irrigação aconteça até o pegamento, através do sistema móvel, que pode ser feito com um tanque acoplado ao trator, onde a irrigação acontecerá de acordo com a demanda da planta. 

Ao optar pela cultura do  Mogno Africano, é indispensável a elaboração de um cronograma para que o produtor não fique refém do tempo e respeite o processo de crescimento natural da planta. 

Além dos sistemas tradicionais de irrigação, estudos para favorecer o plantio durante todo o ano fomentaram o desenvolvimento de tecnologias que garantem a umidade no solo necessária para o desenvolvimento das mudas mesmo nos períodos secos. 

Assim, através da aplicação de hidrogel,  é possível suprir as demandas hídricas das mudas, uma vez que esse tipo de polímero deixa a água mais viscosa, permitindo uma aglutinação de partículas suspensas no solo, reduzindo a velocidade da percolação da água, obtendo um melhor aproveitamento do recurso hídrico pelas plantas. 

No Polo Florestal de Minas Gerais administrado pelo IBF, os meses de Julho e Agosto são excluídos do cronograma a fim de proporcionar o melhor custo benefício para o plantio e para o investidor. (Informação de maio/2022).

Gostou? Clique aqui e veja 7 coisas que você precisa saber antes de plantar Mogno Africano.