Uma das primeiras preocupações necessárias antes de inciar um plantio é a melhor época para plantar florestas. Para que você não venha realizar a plantação em épocas que não favoreçam suas mudas, vamos apresentar aqui qual é o momento mais indicado para começar sua plantação.

A melhor época para plantar florestas comerciais é a estação que apresenta o maior índice de chuvas no ano. Quando o plantio ocorre nestas estações, a irrigação inicial é dispensada, principalmente no plantio do Mogno Africano.

A chuva é importante pelo fato das mudas não possuírem raízes longas para absorver os nutrientes nas camadas mais profundas do solo. Com a ajuda da água os nutrientes são transportados até a raiz. Essa fase de enraizamento é conhecida popularmente como “pegamento”, ela é uma das fases mais importantes para se obter um plantio de sucesso.

Vale lembrar que saber apenas o índice pluviométrico não é o suficiente para se obter uma floresta comercial de sucesso, devendo-se analisar fatores como solo, clima, relevo, aptidão da área, entre outros aspectos. Também é importante reforçar que as chuvas muito intensas e em curto intervalo de tempo podem inibir o plantio das mudas, uma vez que o solo se torna lamacento dificultando o plantio.

Mas o contrário também não é recomendável. Um período muito longo sem chuvas, faz com que a estiagem torne o solo extremamente seco. Isso dificulta o rompimento da terra para sulcagem ou a abertura das covas.

Portanto, é preciso ficar atento a essas nuances que envolvem a época para plantar florestas. Se quiser ter uma plantação em que a natureza agirá ao seu favor, inicie sua plantação na época correta. Lembre-se que além do índice de precipitação, é importante se atentar a outros aspectos como qualidade das mudas, preparação do solo, planejamento do plantio, monitoramento, entre outros.