Além de produzir madeira de qualidade e aparentar tom rosado e castanho-avermelhado, o Mogno Africano possui outras características. Confira!
O Mogno Africano possui várias características particulares. Primeiramente, a espécie é exótica com madeira valiosa devido sua semelhança com o Mogno Brasileiro, que atualmente é proibida a extração das florestas nativas.
Conheça as características principais do Mogno Africano (Khaya grandifoliola) (Fonte: Embrapa):
- Porte elevado;
- Alcançar em média 200 cm de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf);
- Alcançar em média 50 m de altura;
- Caule sem tortuosidades;
- Caule Livre de ramificações até uma faixa de 30 m aproximadamente;
- Sistema radicular muito amplo;
- Casca espessa e rugosa, apresenta coloração marrom-avermelhada;
- As folhas são paripenadas, com pares de folíolos brilhantes e glabros.
Essas características biológicas dessa árvore são consideradas vantajosas para os investidores. Ademais, o tronco (fuste) mais retilíneo auxilia no maior aproveitamento da conversão da madeira em tora para a serrada. Isso faz com que o índice de perda da madeira seja menor, ou seja, o rendimento é maior. O Mogno Africano ainda apresenta baixa incidência de galhos e ramos, o que diminui a quantidade de nós. Sendo assim, a madeira produzida é mais homogênea e resistente.
Outras características que chamam a atenção do mercado madeireiro é o fato de sua madeira nobre ter uma beleza rara avermelhada, ser resistente ao ataque de fungos e cupins. Isso a torna um ótimo insumo para o setor moveleiro, construção civil, indústria naval e também para criação de instrumentos musicais e peças ornamentais de luxo.
Além disso, o Mogno Africano possui uma característica positiva, que é o fato de crescer melhor em solos bem estruturados. A espécie também suporta bem as condições onde os teores de argila atingem até 68% e rápidos momentos de alagamento, necessitando basicamente de radiação solar, água e nutrientes provindos do solo.
Rendimento financeiro
Essas características fazem com que a plantação de Mogno Africano seja vantajosa e apresente bom rendimento financeiro no final de seu ciclo, podendo ultrapassar meio milhão de reais por hectare plantado.
Para saber mais sobre o mogno africano, baixe a planilha financeira que simula os custos e retorno do investimento: