O Mogno Africano possui várias características particulares. Primeiramente, a espécie é exótica com madeira valiosa devido sua semelhança com o Mogno Brasileiro, que atualmente é proibida a extração das florestas nativas.

Dentre as características principais, o Mogno Africano possui (Fonte: Embrapa):

  • Porte elevado;
  • Possui 200 cm de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf);
  • 50 m de altura;
  • Caule sem tortuosidades;
  • Livre de ramificações até uma faixa de 30 m aproximadamente;
  • Sistema radicular muito amplo;
  • Casca espessa e rugosa, apresenta coloração marrom-avermelhada;
  • As folhas são paripenadas, com pares de folíolos brilhantes e glabros.

Essas características biológicas dessa árvore são consideradas vantajosas para os investidores. Ademais, o tronco (fuste) mais retilíneo auxilia no maior aproveitamento da conversão da madeira em tora para a serrada. Isso faz com que o índice de perda da madeira seja menor, ou seja, o rendimento é maior. O Mogno Africano ainda apresenta baixa incidência de galhos e ramos, o que diminui a quantidade de nós. Sendo assim, a madeira produzida é mais homogênea e resistente.

Outras características do Mogno Africano que chamam a atenção do mercado madeireiro é o fato de sua madeira nobre ter uma beleza rara avermelhada, ser resistente ao ataque de fungos e cupins. Isso a torna um ótimo insumo para o setor moveleiro, construção civil, indústria naval e também para criação de instrumentos musicais e peças ornamentais de luxo.

Além disso, o Mogno Africano possui uma característica positiva, que é o fato de crescer melhor em solos bem estruturados. A espécie também suporta bem as condições onde os teores de argila atingem até 68% e rápidos momentos de alagamento, necessitando basicamente de radiação solar, água e nutrientes provindos do solo.

Características do Mogno Africano: rendimento financeiro

Essas características fazem com que a plantação de Mogno Africano seja vantajosa e apresente bom rendimento financeiro no final de seu ciclo, podendo ultrapassar meio milhão de reais por hectare plantado.