O reflorestamento comercial consiste no plantio de florestas específicas para fins comerciais. Esse tipo de reflorestamento é realizado com o objetivo das árvores serem cortadas e suas madeiras sejam vendidas para o mercado interno e/ou externo. Sendo assim, esse tipo de reflorestamento é uma forma de obter madeira legalizada, sem devastar as nossas florestas nativas. 

Uma das vantagens para esses plantios é o clima e o solo brasileiro que favorecem o crescimento das árvores. Isso transforma o país em um dos maiores produtores de matéria-prima oriunda de reflorestamento comercial do mundo. Para o Brasil, as vantagens do plantio de florestas comerciais são inúmeras, abrangendo benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Outro ponto interessante sobre o reflorestamento comercial, é que pelo fato dessas florestas serem destinadas para produção industrial, algumas áreas são criadas para a captação dos gases efeito estufa para comercializá-los no mercado de carbono. Ademais, os compradores geralmente são empresas ou governos de países desenvolvidos. São esses que necessitam alcançar valores de redução de emissão dos gases, como o estipulado no Protocolo de Quioto. 

Tipos de reflorestamento comercial

Existem diversos tipos de florestas comerciais e cada uma é voltada para um tipo de matéria prima que se deseja extrair. Um exemplo de florestas comerciais para produção de madeira comum, são os plantios de Eucalipto. Esses plantios são voltados para a extração da celulose, e um outro exemplo de florestas comerciais para produção de madeira nobre, são os plantio de Teca que fornecem matéria prima para indústria naval.

Cada tipo de floresta comercial, possui características específicas e possuem um valor de mercado diferenciado, dependendo da espécie a ser cultivada. Por exemplo, a partir do 17º já é possível fazer o corte raso do Mogno Africano, que é uma madeira nobre e o valor de mercado de sua madeira em pé pode chegar até € 600,00 para cada metro cúbico, já espécies mais comuns como o Eucalipto chega a R$ 77,60 m³ a partir dos 7 anos.